Sou idoso. E agora?

No Brasil, bem como em alguns países em desenvolvimento, a pessoa acima de 60 anos é considerada idosa e nessa fase alguns questionamentos podem surgir: qual especialidade médica devo procurar? Devo fazer algum exame de rotina diferenciado porque sou idoso? Posso fazer exercícios físicos? Quantos dias? Que tipo de exercício? 

Calma, respira e se informe! 

O idoso tem a seu dispor o médico Geriatra, isso mesmo, uma especialidade da clínica médica instruída e treinada para o seu atendimento. E, antes que você me pergunte, já lhe digo: não precisa fazer 60 anos para procurar o Geriatra! 

Cada vez mais recebemos pacientes mais jovens que se planejam e se preparam para um envelhecimento mais saudável e com mais qualidade de vida. 

Voltando para os questionamentos que cercam os idosos, não se desespere! É comum nos depararmos com perguntas mediante o desconhecido e, com o tempo, através desse canal e do nosso site vamos esclarecendo essas questões. Existem sim exames que os idosos devem fazer para acompanhamento, em função de algumas doenças estarem mais relacionadas a essa faixa etária, principalmente os exames de rastreamento, tanto os exames laboratoriais, quanto alguns exames de imagem. Por isso, não deixe de procurar seu médico e se informar.

Com relação aos exercícios físicos, qualquer intenção de prática de exercício deve ser estimulada, porém, deve ser levado em conta os tipos mais adequados para a realidade de cada um e suas doenças existentes. Acima de tudo, as atividades devem ser acompanhadas por profissionais treinados para evitar lesões, práticas inadequadas e até o aumento de sintomas como dor e fadiga muscular.