Quedas

Você sabia que não é necessário cair no chão para dizer que você teve uma queda? Ficou curioso, não foi? Pois deixa eu te explicar melhor!

Definição

Por definição, a queda é o deslocamento não intencional (não proposital) do corpo para uma posição inferior. Pareceu complicado? Calma que vou exemplificar para você. Se você estiver caminhando dentro da sua casa, tropeçar no tapete da sala e, para evitar bater no chão, você se apoiar no sofá, saiba caro leitor que você acaba de CAIR! Isso mesmo. Você teve uma queda sem necessariamente ter se ‘’estatelado’’ no chão.

Sabendo agora dessa informação ao ler esse post tenho a certeza que muitos devem estar pensando: ‘’ Nossa, então já perdi a conta das inúmeras quedas que tive’’. Saibam que entender o que significa cair é o primeiro passo para outras quedas sejam prevenidas e procurar orientação médica para investigar o porquê de tantas quedas.

Quando Procurar um Médico?

Infelizmente, o que habitualmente vemos são pacientes que procuram o médico após bater a cabeça no chão logo depois da queda; estar sentindo muito dor após cair; ou pior, ser encontrado desacordado por familiares após escorregar no banheiro. Agora se formos pensar um pouco: Quantas pessoas vão ao médico por tropeçar no tapete? E por se desequilibrar na sala e apoiar no sofá? Pouquíssimos, não é mesmo? Afinal de contas a grande maioria nem sabe que essas situações são consideradas quedas e que devem ser acompanhadas pelo médico para evitar problemas piores, dentre eles as perigosas FRATURAS.

As quedas são bastante comuns e prevalentes na população idosa e merecem muito nossa Atenção. Agora leitor que você já sabe reconhecer o que são Quedas vamos prevenir e procurar orientação médica.

Continua…

No próximo artigo, vamos continuar falando sobre esse importante assunto; Mais especificamente, sobre Fatores da Queda. Para ler, clique aqui!

Até lá!

E, além disso, você pode ler mais sobre Prevenção de Quedas clicando aqui.