Dentre os distúrbios do humor destaca a depressão, por se tratar de uma enfermidade de alta prevalência no paciente idoso, da ordem de cerca de 30% nessa população. À medida que a população vai envelhecendo o transtorno depressivo vai aumentando e algumas causas surgem como fatores importantes, dentre as quais pode-se destacar o luto (pacientes que por anos convivem com seu cônjuge veem na hora da morte de seu companheiro/a um motivo para não mais querer lutar e viver); o isolamento familiar e pessoal (pessoas que são abandonadas por seus familiares sentem-se mais tristes e tendem a desenvolver mais quadro de alterações do humor, como a depressão); doenças debilitantes (pacientes que antes eram totalmente independentes e por um motivo ou outro ficaram dependentes de seus familiares, amigos ou cuidadores têm maior tendência de evoluir com quadros depressivos).